Instituições Parceiras

 

UFCG

 

    A Universidade Federal de Campina Grande, através do seu Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), vem investindo na formação de profissionais da saúde, em consonância com as novas demandas do setor. Instituição formadora em medicina desde 1964, o CCBS a partir de 2008 vem ampliando seu escopo, oferecendo à comunidade, além do curso de medicina, os de enfermagem (a partir de 2008.1) e de psicologia (a partir de 2010.1). Na mesma direção, o CCSB também está editando uma revista em Saúde e estruturando um Programa de Pós-graduação, com um curso de Mestrado em Ciências da Saúde de Especialização e Residência em Saúde da Família (a partir de 2010.1). Com tais cursos, o CCBS tem estabelecido diversas parcerias com a Secretaria de Saúde de Campina Grande em projetos de pesquisa e/ou extensão, ofertas de estágios e consultorias técnicas. O Centro investe, assim, em atividades interdisciplinares no processo de construção do conhecimento acadêmico, buscando, ainda, parcerias institucionais locais que fomentem pontes com outros cursos e campos do saber. A UFCG/CCBS está atualmente participando do processo de construção da proposta da formulação da Comissão Permanente de Integração Ensino-Serviço (CIES) no estado da Paraíba.

 

UEPB

 

    A Universidade Estadual da Paraíba tem como missão formar cidadãos, mediante a produção e a socialização do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento educacional e sócio-cultural da Região Nordeste, particularmente do Estado da Paraíba, em sintonia com o Plano de Desenvolvimento Sustentável Estadual. Com a visão de ser um centro qualificado de Ensino, Pesquisa e Extensão, através de ações que contribuam para a formação de cidadãos tecnicamente qualificados, críticos e socialmente comprometidos, mantém em seu Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, 8 cursos na área da saúde, promovendo a formação de profissionais para o trabalho no Sistema Único de Saúde. 

 

Secretaria Municipal de Saúde - SMS - CG

 

 

    Campina Grande localiza-se na mesoregião do agreste paraibano, com 98km2 de área urbana e 420km2 de área rural, com uma população de 371.060 hab.(IBGE, 2008). No Plano de Desenvolvimento Regional (PDR), é o segundo pólo do estado, sede macro regional para 98 municípios, sede de micro-regional para 42 municípios e módulo assistencial para 10 municípios. Possui seis distritos Sanitários, 66 Unidades Básicas da Saúde da Família, com 90 equipes implantadas, cobrindo 72% da população, e 06 Equipes de Apoio à Saúde da Família (NASF). No ano de 2008, 55,3% dos nascidos vivos foram de parto vaginal. Entre os menores de um ano, há 97,71% de cobertura vacinal em Tetravalente e a taxa de mortalidade foi de 18,51/1000 nascidos vivos, tendo como principais causas: infecções específicas do período perinatal e hipóxia intra uterina. As doenças de notificação compulsórias mais freqüentes no ano de 2008 foram: Dengue - 479 casos suspeitos e 182 confirmados; Doenças Exantemáticas - 75 casos suspeitos; Meningite - 29 casos confirmados, Hepatites Virais - 15 casos confirmados; e Gestante HIV - 07 casos confirmados. Dentre as enfermidades que levaram ao óbito, em ordem de importância, foram: Doença do Aparelho Circulatório (29%), Neoplasias (8,7%), Doenças Endócrinas (Diabetes Mellitus) (11,3) e as causas externas: Homicídios (5,4%) e Acidentes de trânsito transporte (4,8%). A Secretaria de Saúde é parceira das IES (UFCG e UEPB) em diversas ações estratégicas, em especial oferecendo campos de pesquisa, extensão e estágios.